segunda-feira, 30 de julho de 2012

SIMBAD CONTRA O OLHO DO TIGRE


Sinbad and The Eye of The Tiger


É um filme de aventura e fantasia lançado em 1977. E é o terceiro e ultimo filme de Simbad que Ray Harryhausen fez a animação e os efeitos especiais para a Columbia Pictures. Foi dirigido por Sam Wanamaker.
O filme teve no inicio de sua produção o titulo de Simbad no Fim do Mundo, foi filmado em Almeria, Espanha, Malta e Jordânia.

O Trog, é uma criatura criada por Ray Harryhausen que ganhou vida através da animação stop motion.



Trog que é a abreviação de Troglodita era o elo perdido e tambem o personagem mais comovente do filme e se submeteu ao perigo pelo amor de defender seus amigos humanos de uma assombrosa ameaça.
Ray queria se distanciar de algumas criaturas mitológicas que tinham aparecido nos filmes anteriores e resolveu usar animais pré-historicos mais conhecidos.
Ele nunca tinha visto um Tigre Dentes de Sabre em um filme antes, e resolveu usá-lo nesse filme.
O Tigre foi mais difícil de animar do que os outros animais, pois ele tem a postura e o movimento suave de um felino. Por isso foi difícil para Ray animá-lo.


Por sua ferocidade, a manipulação do Tigre era delicada, se Ray mudasse demais a pelagem, a câmera registraria isso.
O Tigre é a obra prima da maturidade de Ray. Toda sua obra fala, e esta dirigida ao senso de aventura da infância e pelo amor aos contos de fadas e a fantasia.

Varias cenas acabaram não sendo incluídas, como a luta a bordo do navio em que a tripulação enfrenta uma criatura Worm, a outra cena era de uma luta entre Trog e um Arsinoitherium, uma criatura pré-histórica que parecia um Rinoceronte com dois chifres enormes que Ray tinha visto nos esboços de “Criação” de 1930-1931, em que um Arsinoitherium atacava uns marinheiros. Foi um projeto de um filme feito por Willis O’Brien que foi cancelado.

Originalmente Harryhausen tinha planejado a luta do Arsinoitherium contra o Troglodita no antigo Santuário dos Arimaspi, e mostraria a fera derrotando o Troglodita e em seguida seria pego e morreria em um poço de alcatrão quente.

E a outra seqüência que ficou de fora mostrava como o Minaton foi contruido pelos homens das sombras um tipo de criaturas zumbi, que faziam o processo de construção com um trabalho muito semelhante ao que foi feito no laboratório de Frankenstein.


Minaton


A porta de entrada para Hiperbórea foi uma homenagem de Ray aos portões da Ilha da Caveira em King Kong.


Todas as cenas de ação ao vivo na neve foram feitas na ilha de Malta.
Outra cena que acabou não sendo feita foi a luta de Simbad e sua equipe contra um Yeti no Ártico, Harryhausen queria muito fazer essa cena, mas foi rejeitada e acabou sendo substituída pela Morsa Gigante.


No modelo da Morsa o látex era tão espesso que não ficava na posição e Ray teve que cortar seções para poder fazer a animação.
O gelo que cobria o Tigre dentes de Sabre na pirâmide foi feito de papel celofane.


Ray teve um trabalho muito duro na animação stop motion desse filme. O trabalho durou de Outubro de 1975 até março de 1977.
O modelo original do Troglodita usado na animação do filme acabou sendo posteriormente desfeito, canibalizado, e a sua armação, o esqueleto, foi usado para fazer o personagem Calibos para o filme Fúria de Titãs de 1981.



Distribuição Columbia Pictures
Produtores: Charles H. Schneer e Ray Harryhausen
Diretor: San Wanamaker
Roteiro: Beverley Cross
Historia de Beverley Cross e Ray Harryhausen
Baseado em uma historia original de Ray Harryhausen
Colorido
113 Minutos
Lançado em 12 de Agosto de 1977

Filmado em DYNARAMA

Criador de efeitos especiais visuais Ray Harryhausen

O modelo do Trog que existe não é o que foi usado no filme, já os três espectros, dois Babuínos um pequeno e um grande, a Morsa, a Vespa, o Minaton e o Tigre Dentes de Sabre, todos ainda existem, assim como as duas gaiolas de tamanhos diferentes do Babuíno.



Um comentário:

  1. Cara! PARABÉNS pelo seu blog. EU ADOOOORO STOP MOTION & EFEITOS.
    Eu estava pesquisando imagens do trabalho do velho e bom Ray Harryhausen, quando esbarrei nesse ótimo blog. VOU LER TODO, COM CERTEZA! Já está nos meus favoritos.
    O meu blog é de resenhas do que eu curti, como filmes, shows, livros ou gibis. Se puder, dá uma olhadinha: http://resenhasmil.blogspot.com.br/
    E mais uma vez: Parabéns pelo excelente trabalho.

    ResponderExcluir