quarta-feira, 4 de julho de 2012

O VALE PROIBIDO



O VALE DO GWANGI  (The Valley of Gwangi)

É um filme de fantasia de 1969 dirigido por Jim O’Connolly e escrito por Willian Bast.
Foi distribuído pela Warner Bros e produzido por Charles H. Schneer e Ray Harryhausen, e também foi o ultimo filme com temática pré-histórica que teve animação em stop motion feita por Ray Harryhausen.

Em O Vale do Gwangi, Cowboys encontram uma criatura pré-histórica no Mexico por volta do ano de 1900.
Willis O’Brien foi quem desenvolveu a origem de O Vale do Gwangi, e ele trabalhou um ano nisso, mas nunca foi realizado. Tinha todos os elementos, o Dinossauro muito popular e os cowboys. Os filmes de cowboys faziam muito sucesso na época e foi assim que Ray e Charles acharam que combinar esses elementos poderiam ter sucesso.
A historia foi baseada em todas as idéias e obras de arte feitas por O’Brien. E a sequência preferida de O’Brien quando ele concebeu a idéia do filme em 1942 foi a que Ray queria mais do que tudo que se mantivesse no filme, e a sequência é a do Gwangi sendo laçado pelos cowboys. Ray sempre usou um poste de madeira que ele chamava de pau monstro durante as filmagens ao ar livre para ajudar os atores a verem o que não podiam ver. E em Gwangi ele usou o poste com um olho de papelão no topo para ajudar os atores durante a filmagem ao vivo. Mas um dos problemas técnicos foi que os atores precisavam de algo onde prender os laços na seqüência em que o Gwangi é laçado. Assim colocaram um poste na traseira de um jipe e os cowboys jogavam seus laços nesse poste.
Depois Ray levou o filme para o seu estúdio de animação e substituiu o jipe pelo Gwangi.  Ele colocou a mesa de animação em frente da projeção do filme, e em uma posição em que o modelo do Gwangi ficasse na frente do poste, e fez a animação do modelo e as cordas em miniatura para que correspondessem com as cordas da ação ao vivo. Em cada quadro tinha que animar os laços no pescoço do Gwangi e ainda os conectar ao ponto de origem.


Ray usou toda sua experiência em retratar os animais extintos a partir dos seus filmes anteriores. Os animais pré-históricos no filme foram muito bem feitos. Ray ficou quase um ano fazendo os efeitos especiais e a sequência em que o Gwangi é laçado foi à animação que mais deu trabalho.

O modelo do Estiracossauro tinha dentro uma bexiga inflável para simular que o animal estava ofegante após seu combate com o Gwangi. Esse recurso foi usado pela primeira vez em modelos feitos por Marcel Delgado e usados em filmes antigos como O Mundo Perdido e King Kong.

O elefante que aparece no filme era um modelo animado, mas Ray queria que o elefante fosse de verdade para a luta com o Gwangi, só que o elefante que chegou na Espanha vindo da Inglaterra era muito pequeno.

Animando o Gwangi e o Elefante


O filme foi chamado originalmente por O Vale onde o Tempo Parou e é o que Ray prefere chamar.
O nome de Willis O’Brien não aparece nos créditos do filme, pois ele não foi creditado no roteiro original, e isso foi um descuido que Ray se lamenta até hoje.

Produtores: Charles H. Schneer e Ray Harryhausen
Diretor: James O’Connolly
Roteiro: William E. Bast, material adicional por Julian More
Inspirado no projeto não realizado Gwang de 1941, co-produzido por Willis O’Brien e John Fala, roteiro de Harold 
Lamb e Barrye Emily
Diretor de Fotografia: Erwin Hillier
Diretor de Arte: Gil Parrondo
Editor: Henry Richardison
Musica: Jerome Moross
Lançado em 3 de setembro de 1969
Distribuido pela Warner Bros-Seven Arts
Colorido.
95 minutos
Filmado em Dynamation o milagre da tela

O Gwangi, o Estegossauro, o Ornithomimus, o Pterodátilo e a miniatura do menino ainda existem.


 Modelo Original  

 Modelo Original  


Modelo Original  
 
 
 
 
 

Um comentário:

  1. Um filme,ÉPICO,Ray usou tudo que sabia nesse filme,infelizmente foi injustiçado nas analises e sites especializados

    ResponderExcluir