domingo, 22 de julho de 2012

A NOVA VIAGEM DE SIMBAD


The Golden Voyage of Sinbad

É um filme britânico de fantasia e aventura lançado em 1974, foi dirigido por Gordon Hessler e produzido por Charles H. Scheneer e Ray Harryhausen.
Foi o segundo de três filmes de Simbad que Ray fez a concepção visual e os efeitos especiais em animação stop motion para Columbia Pictures.

O Vale do Gwangi não fez muito sucesso de bilheteria e isso fez Charles decidir voltar para a segurança de filmes de Simbad e as Mil e Uma Noites.
Ray Harryhausen desenhou esboços para as cenas iniciais alguns anos antes.
Ele adorava misturar figuras mitológicas de culturas muito diferentes. E esses desenhos se tornariam os esboços para os seus futuros filmes, A Nova Viagem de Simbad e Simbad Contra Olho do Tigre que são a representação mais livre das suas idéias.
E mesmo sabendo que Por causa de suas crenças os Muçulmanos não põem figuras de proa nos navios e muito menos uma carranca de mulher, Ray tomou a liberdade de por uma no navio de Simbad, pois queria uma figura animada para atrapalhar a missão de Simbad.
Assim Ray fez também com que Simbad se encontra-se com um elemento incomum.
Foram viagens douradas através dos mitos do mundo. O Grifo e o Centauro vem das lendas e da mitologia.
O Grifo e possivelmente de origem Norueguesa e o Centauro vem da Grécia e antes talvez da mitologia Hindu.
E como acontece com uma grande parte de criaturas feitas por Ray, o Centauro Ciclope tem o peito bem estufado para frente e os braços para trás, o mesmo estilo do Ciclope de Simbad e a Princesa, essa postura ficou marcada como uma característica de Ray.
A primeira idéia foi rodar na Índia. Daí veio à idéia de usar Kali a deusa de seis braços. Ela ficou no filme embora esse fosse rodado na Espanha.
Para o ensaio dos seis braços com os atores, tiveram que amarrar três dublês pela cintura. E vendo aquilo no set de filmagem era uma visão bem estranha e grotesca.
Tantas mãos causaram problemas a John Phillip Law que fazia o papel de Simbad.

Algumas cenas acabaram nunca sendo feitas, como o Homúnculo que é enviado pelo maligno mago Koura ao palácio, e ao entrar no quarto do Vizir, ataca e joga acido no rosto do Vizir.
Outra sequência que também não foi feita foi o vale das víboras.
Ray sempre quis usar um Homúnculo desde as filmagens de As Viagens de Gulliver, mas só conseguiu usar a criatura nesse filme.
O nascimento do Homúnculo relembra o nascimento do Ymir à criatura de 20 Milhões de Milhas da Terra.
A luta do Centauro Ciclope era para ter sido contra um gigante Homem Troglodita, mas ele foi substituído pelo Grifon na versão final.
O Troglodita só foi usado no filme Simbad Contra o Olho do Tigre (1977).
O modelo do Centauro tem 13 centímetros de altura, um olho de boneca em sua testa e pele de Jaguatirica nas suas pernas.

Orson Wells era para ter interpretado o Oráculo do conhecimento, mas por ter uma diferença de opinião com Charles a respeito dos seus honorários acabou sendo substituído por Robert Shaw.
O famoso compositor de filmes Miklós Rózsa foi contratado para escrever a musica do filme e ficou muito chateado quando Charles cortou a orquestra em menos da metade.


Produtores: Charles H. Schneer e Ray Harryhausen
Diretor: Gordon Hessler
Distribuição: Columbia Pictures
Pais de origem: Reino Unido
Estrelando John Phillip Law, Takis Emmanuel, Caroline Munro, Douglas Wilmer e Martin Shaw
Lançado em 05 de abril de 1974
Colorido
Duração 105 minutos

Filmado em Dynarama

Criador de efeitos especiais visuais Ray Harryhausen

Os modelos de Kali, do Centauro Ciclope, do Homúnculo e a figura da carranca tanto em pé como ajoelhada, todos eles ainda existem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário