sexta-feira, 29 de junho de 2012

UM MILHÃO DE ANOS ANTES DE CRISTO




One Million Years B.C.


É um filme de aventura e fantasia de 1966 dirigido por Don Chaffey e produzido pelo estúdio Inglês Hammer no Reino Unido. É um remake do filme de 1940. 

O filme é fantasioso na medida em que coloca na mesma época seres humanos e Dinossauros e isso foi o que Levou Ray a um passo remoto e ao seu inicio de carreira quando sua imaginação se incendiava pelo drama e as aventuras da pré-historia.
Os atores de Ray aqui, são as figuras dos Dinossauros que estão em um museu em Berlim hoje em dia, e eram anatomicamente corretas por seus estudos de paleontologia. E por ser um filme de fantasia ele era livre para juntar criaturas de épocas geológicas diferentes. Incluindo humanos que não viveram na terra junto com os Dinossauros. Em uma cena um Pterodátilo tinha que pegar Raquel Welch. Nisso Ray teve que construir uma pequena figura de Raquel Welch para poder animá-la simultaneamente com o Pterodátilo.
As cenas externas foram feitas em Lanzarote e Tenerife nas Ilhas Canárias bem no meio do inverno.
Na gravação ao vivo cavaram um grande buraco na areia, e em um certo momento Raquel Welsh se joga dentro dele para então ela ser substituida pela miniatura.
O Pterodátilo animado agarrava a figura de Raquel Welch e a levava para o céu.
Mesclar seres de épocas distintas era a maravilhosa especialidade de Ray Harryhausen.    
Esse foi um dos últimos filmes que teve animação stop motion feito por Ray Harryhausen, ele só fez mais quatro filmes após esse. E como de costume a animação dos Dinossauros foi feita no seu estúdio pessoal em Londres.

As cenas externas foram feitas em Lanzarote e Tenerife nas Ilhas Canárias bem no meio do inverno.
E como não existem vulcões ativos nas Ilhas Canárias o estúdio teve que construir um de dois metros e as explosões das erupções de lava e os fluxos da lava foram feitos de uma mistura de pasta de papel de parede, aveia, gelo seco e corante vermelho.  
                             
Produzido por: Michael Carreras
Produtor Associado: Ainda Young
Dirigido por: Don Chaffey
Roteiro: Michael Carreras
Musica de Mario Nascimbene
Distribuição Hammer Films Productions
Pais de origem Reino Unido
Ano 1966
Colorido
Duração 105 minutos

Os gigantescos Dinossauros desapareceram a pelo menos 64 milhões de anos antes da data indicada no titulo.
A data do filme pode ter sido a onde pode ter existido o Homo Erectus uma das ramificações de onde se originou o Homen moderno.

Os modelos do Alossauro, do Brontossauro, os Pterodátilos, o Archelon e a figura em miniatura de Rachel Welch ainda existem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário